.

domingo, 24 de dezembro de 2023

Com a chegada do Verão saiba os principais cuidados com a pele nos dias de sol

 


Com a chegada do verão, os dias estão cada vez mais quentes e é importante tomar alguns cuidados para evitar o risco da exposição ao sol, que pode resultar em diversos problemas de saúde, principalmente relacionados à pele – parte do corpo humano que sofre o maior dano no contato com a radiação solar.



O ideal é se proteger do sol o ano inteiro e o uso do filtro solar deve ser uma constância, um hábito que deve ser adotado desde criança. “É preciso usar um bom protetor solar de no mínimo 30 FPS (fator de proteção solar). O protetor não deve ser usado apenas na praia, no domingo, como muita gente pensa. É preciso usar no dia a dia, com regularidade. Outra coisa, é preciso evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h para não ficar mais exposto ao risco de câncer de pele, queimaduras e envelhecimento”, afirma o dermatologista do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), Marcelo Heráclio.  



No caso das crianças, que se expõem anualmente ao sol três vezes mais que adultos, o cuidado deve ser redobrado. “Pesquisas indicam que a infância é uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do sol e a exposição cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele na fase adulta ou velhice. O uso de roupa adequada, como camisas de manga longa com proteção UV e boné com aba bem larga ajudam a barrar a radiação”, diz Marcelo Heráclio.



Confira as dicas para se proteger do sol



Filtro solar

 

Importante durante todos os dias do ano, o protetor solar deve ter seu uso intensificado no verão. Os produtos que apresentam fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior são recomendados para uso diário e para maiores tempos de exposição ao sol.


O filtro solar deve proteger tanto contra os raios UVB (indicado pelo FPS) como os raios UVA (indicado pelo PPD). Aplique o produto meia hora antes de sair ao sol, para garantir a absorção – não esqueça de espalhar uniformemente pelo corpo, dando atenção especial para mãos, nuca, orelhas e pés.



Roupas e acessórios

 

Fuja dos tecidos sintéticos, como o nylon: eles só bloqueiam em média 30% da radiação UV. Opte por tecidos naturais, como o algodão e o linho, além de camisas de manga longa com proteção UV e boné com aba bem larga. Outro objeto importante são os óculos de sol, que evitam lesões nos olhos, como a catarata.



Exposição ao sol

 

Tenha cautela no momento de se expor ao sol, pois os excessos podem aumentar o risco de problemas como queimaduras e manchas. Evite permanecer exposto ao sol das 10h às 16h, pois é nesse período que há grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer de pele; procure por locais com sombra até que o sol fique mais brando.



Hidratação

 

Com as temperaturas altas, a pele perde maior quantidade de água na transpiração. Assim, mantenha o corpo hidratado tomando bastante líquidos, como água, sucos naturais, chás gelados e água de coco. Uma boa opção são os cosméticos hidratantes a base de ureia e vitamina E.



Limpeza

 

O calor excessivo interfere na atividade das glândulas que produzem sebo, aumentando a quantidade de oleosidade da pele. Além disso, o acúmulo de sujeiras na derme pode causar a obstrução dos folículos, resultando no aparecimento de acnes. Por isso, aumente a frequência de limpeza na pele, com uma esfoliação semanal e o uso de hidratantes, serum e protetor solar específico para a região.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário